terça-feira, 23 de outubro de 2007

Directa com Deus...


Na vida de estudante, são muitas as directas antes dos exames. Também depois, mas para festejar ou esquecer. Enquanto os exames não chegam, a directa foi “com Deus”.
A proposta partiu da Pastoral Universitária da Diocese do Porto e do Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loyola (CREU-IL), dos jesuítas: promover a noite XP para fazer uma “directa com Deus”. E a ideia “pegou”. Cerca de 700 universitários deixaram outros “programas” para a noite da última sexta-feira e caminharam pela cidade para o encontro com cada um, com o outro e com Deus.
O ponto de encontro foi na Alfândega. Depois, uma caminhada até ao cais da Ribeira para uma travessia de barco para o cais de Gaia, recordando os ensinamentos que Jesus propôs noutros barcos e para olhar a cidade a partir do rio. A subida à Serra do Pilar foi o ponto central de uma noite de caminhada, por acontecer aí a celebração da Eucaristia. Presidiu o Bispo do Porto, que caminhou com os jovens até este local e transmitiu aos universitários a certeza de que “só as coisas de Deus são eternas, como a Sua caridade”, modelo para a relação também entre jovens universitários. (…)
A mensagem, no entanto, não era a de muitas directas. Era a do Evangelho. “A experiência da relação e do acolhimento de Cristo vivo entre nós, que caminha connosco na nossa cidade, no nosso dia a dia, na vida de universitários e que se faz tudo isto que aqui fazemos: reflexão, oração, recolhimento, festa, encontro convívio, caminho”. Foram essas as emoções da noite XP.
(N.E.)

Sem comentários: